Atualize seu navegador!
Histórico

 

HISTÓRICO DA APAE

                    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorriso - MT surgiu com um grupo de pais que se reuniram, uma vez que, tinham filhos Portadores de Necessidades Educativas Especiais e necessitavam de uma associação que prestasse assistência a estas crianças. Esse grupo liderado pelo Sr.Antonio Luis Garmus, fundou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em 18 de Março de 1989, formando assim uma comissão provisória.

               No dia 25 de Março de 1989, realizou – se uma reunião nas dependências da Escola Estadual Treze de Maio para a formação do Estatuto e constituição da diretoria, ficando eleito como presidente da APAE o Sr Antonio Luis Garmus, sendo que a Sra. Marli Giacomelli assumiu logo depois, após a desistência do atual presidente. 

                O atendimento com educandos teve inicio no mês de maio de 1990 sob orientação da Psicóloga Fernanda Martins, atuando como professora atendendo na ocasião 14 (Quatorze) alunos num espaço físico precário. Mais tarde as dependências da APAE foram transferidas para o Hospital São Lucas.

                 Hoje, em sua sede própria, com 762,89 m2 em área construída, incluindo a piscina, a Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã, atende 120 alunos, na faixa etária de 05 meses a 48 anos.

                 Por acreditar nas possibilidades transformadoras da Educação, A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorriso é mantedora da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã.                                                             

A APAE é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos de caráter educacional, cultural e assistencial, que tem por objetivo atender pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais, promovendo sua inclusão em todos os setores da sociedade.

Para a realização dos trabalhos a Escola conta hoje com uma equipe de 31 funcionários formada por:

            Direção, coordenação pedagógica, professores, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, secretária, motoristas, auxiliar de motorista, merendeiras, serventes, auxiliar de serviços gerais e auxiliar de dentista.

A Escola que buscamos terá papel determinante na formação global do portador de necessidades educacionais especiais, suas ações estarão voltadas para a prática da cidadania, onde todos da comunidade escolar façam parte de um novo “fazer pedagógico”, na busca de uma educação inclusiva, tal como preceituam os dispositivos legais vigentes no país.

            O atendimento proposto pela APAE EDUCADORA é de caráter pedagógico, estando qualquer intervenção de natureza clínica e psicopedagógica subordinada ao cumprimento de metas educativas previstas e operacionalizada no currículo escolar. Desse modo, a proposta desenvolve suas ações, construindo espaços educacionais favoráveis à escolarização e formação dos alunos, focalizando o convívio social e a qualificação para o trabalho.

           

A Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã oferece:

v     Educação Infantil

Educação Precoce

Pré Escola;

v     Ensino Fundamental

Séries Iniciais;

v     Escolarização e Profissionalização;

v     Projeto Pedagógico Específico.

 

Serviços oferecidos:

v     Fonoaudiologia;

v     Hidroterapia;

v     Fisioterapia;

v     Psicologia;

v     Assistência Social;

v     Atendimento Odontológico;

v     Avaliação Psicopedagógica;

v     Orientação Pedagógica;

v     Transporte Escolar;

v     Higiene Bucal;

v     Merenda escolar;

v     Oficina de Artes.

 

Projetos desenvolvidos:

v     Horta escolar;

v     Jardinagem (produção de mudas);

v     Classificação de frutas e verduras;

v     Inserção no mercado de trabalho;

v     Terapia da família;

v     Clube de mães;

v     Espiritualidade na escola;

v     Formação continuada.

 

       Pensando em uma melhor qualidade de vida estamos tentando também realizar a inclusão digital em nossa escola para que nossos alunos que não são capazes de ver ouvir, se mover ou processar certos tipos de informação, tenham o direito de participar da era digital, sendo assim, recorrendo a esta conceituada empresa para que nos apóie em uma parceria de sucesso, pois trabalhar, respeitando capacidades e limites, é fundamental para que a pessoa com deficiência se veja e seja vista como cidadã.

            Acreditamos no potencial dos nossos alunos, acreditamos também que é possível vencer barreiras e esperamos que vocês também acreditem em nosso trabalho e em nossa Instituição e juntos possamos realizar o sonho de inclusão digital em nossa escola.